Constipação

Como se distingue uma gripe, de uma constipação ou um processo catarral?

Como se distingue uma gripe, de uma constipação ou um processo catarral?

Quando chega o outono, os processos catarrais começam a aparecer, tal como o vírus da gripe. E embora os sintomas de ambas as doenças sejam muito parecidos, há diferenças significativas que é conveniente conhecer. O diagnóstico da gripe ou da constipação deverá ser estabelecido pelo seu médico de família, que lhe dará as recomendações a seguir para poder recuperar a sua saúde e o seu bem-estar. O tempo de convalescença será maior ou menor em função da forma como o tratamento da constipação ou da gripe for instaurado.

O que têm em comum as constipações e a gripe?

Tanto a constipação, ou processo catarral, como a gripe têm em comum o facto de terem um vírus na sua origem. No primeiro caso, a constipação, é normalmente causada por coronavírus ou rinovírus, enquanto a gripe é causada pelo vírus Influenza que tem a particularidade de estar em constante mutação. Portanto, o vírus da gripe é mais complicado de combater e, por isso, poderá ser muito útil conhecer as fases do processo gripal.

Os sintomas de ambas as doenças costumam ser idênticos, como espirros, congestão nasal, presença de expetoração, dor de garganta e cabeça, febre, tosse e fadiga.  Contudo, na constipação não costuma haver febre ou, se houver, é muito ligeira. O cansaço é muito mais moderado no caso dos processos catarrais, enquanto na gripe, o mal-estar geral acaba por originar dores musculares além da fadiga, perda de apetite e arrepios.

A duração da gripe é maior, podendo ser necessárias até duas semanas para atingir a recuperação total, enquanto a constipação é muito mais passageira. Uma gripe, se não for devidamente tratada, pode progredir para outro tipo de doenças mais complicadas e, em grupos de risco como o das crianças e dos idosos, pode tornar-se perigosa.

O que não deverá fazer se apresentar os sintomas?

Tomar antibióticos é uma prática muito comum, mas, na verdade, não tem qualquer efeito sobre os vírus. Apenas agravará a debilidade do organismo, comprometendo as suas defesas e impedindo que a doença seja resolvida como é suposto.

Recorrer a medicamentos recomendados por outras pessoas também não será uma boa opção, pelo que deverá sempre consultar o seu médico ou  farmacêutico para saber quais são os mais indicados para o seu caso.

O que deverá fazer em caso de constipação ou gripe?

  • Descansar afigura-se como uma das opções mais recomendáveis. É, além disso, inevitável, pois a gripe costuma ter um efeito devastador no organismo. Um processo catarral comum obrigará, simplesmente, a diminuir a intensidade da vida diária, mas o descanso é sempre bastante recomendável.
  • Manter as mucosas hidratadas é uma boa ideia, para isso deverá beber muita água e manter um nível adequado de humidade no quarto.
  • Um antipirético poderá ajudar a baixar a febre se for necessário. É ainda uma boa forma de aliviar a dor de cabeça e o mal-estar geral, porque estes medicamentos apresentam também propriedades analgésica.
  • Tomar um medicamento como acetilcisteína, no caso de constipação, poderá fazer com que se sinta melhor ao favorecer a eliminação do excesso de expetoração.
  • Manter o quarto arejado é outra das medidas recomendadas, pois permite renovar o ar e evitar que o ambiente permaneça carregado de elementos pouco saudáveis.
Descubra
Artigos relacionados