Prevenção e Tratamento

Aprenda a prevenir a gripe, os processos catarrais e as constipações

Aprenda a prevenir a gripe, os processos catarrais e as constipações

A passagem do verão para o outono é a época crítica, pois com os primeiros dias de frio surgem os processos catarrais, as gripes e as constipações. São doenças muito comuns, de que costumamos sofrer com alguma frequência e que nos deixam fora de combate durante vários dias.

 

Muitas vezes não conseguimos evitar o contágio nem a doença, mas será útil conhecer algumas recomendações simples que permitirão reduzir as hipóteses de contrair uma gripe ou desenvolver um processo catarral. Se as quiser conhecer, não hesite e siga os nossos conselhos.

Recomendações simples para reduzir as hipóteses de contágio

  • Evitar ambientes fechados: Arejar adequadamente os quartos é uma boa medida para favorecer a renovação do ar. Pode acontecer que alguém que lhe fez uma visita tenha contraído uma infeção viral, mesmo que os sintomas ainda não se tenham manifestado. Abrir a janela do quarto durante algum tempo depois de se levantar é uma boa forma de renovar o ar.
  • Lavar as mãos com frequência: Fazemos tudo com elas, e estão continuamente expostas a agentes patogénicos. Ao lavar as mãos estará a evitar que cheguem à boca ou ao nariz. Além disso, manter as mãos limpas não só pode impedir uma gripe ou um processo catarral, como também reduz as hipóteses de se infetar com vírus que causam outras doenças. Sabia que lavar corretamente as mãos e ter bons hábitos de higiene reduzem drasticamente a taxa de mortalidade?
  • Não contactar com pessoas em processo gripal grave: Manter-se longe do foco da infeção é uma boa medida, por isso deverá evitar estar perto de pessoas que estejam infetadas pelo vírus da gripe ou por um processo catarral. Deverá pensar ainda que o que essa pessoa menos precisa será, talvez, ter de dar atenção a uma visita.
  • Manter um nível de hidratação adequado: As mucosas são responsáveis pela retenção dos agentes patogénicos. Se se mantiverem húmidas e fluidas, a sua capacidade de retenção e posterior expulsão é maior, pelo que beber muita água será uma excelente medida de prevenção. Da mesma forma, manter uma humidade ambiental adequada favorece o funcionamento correto das mucosas, pelo que ponderar a aquisição de um humidificador poderá ser uma boa opção.
  • Comer bem e de forma equilibrada: Dizem que “somos o que comemos”, e é, de facto, um ditado sábio. É recomendável um regime alimentar variado e equilibrado, com predomínio de vegetais e fruta rica em vitaminas. Não só estará a reforçar o sistema imunitário, como também conseguirá manter um bom controlo de peso se o aliar à prática regular de exercício físico. Os benefícios de um regime alimentar completo, onde não haja lugar para alimentos muito processados, traduzir-se-ão numa melhor qualidade de vida.
  • Deixar de fumar: Se tem o hábito de fumar, conhecerá os danos associados ao tabaco. O sistema respiratório fica debilitado de forma considerável, pois as substâncias provenientes da combustão do tabaco ficam retidas nos pulmões e nos brônquios. Consequentemente, o organismo não consegue executar de forma eficaz o seu trabalho de prevenção e demora mais a recuperar.
Descubra
Artigos relacionados